top of page

Flacidez

Atualizado: 26 de nov. de 2020


A flacidez pode atingir o rosto e o corpo e é resultado de um processo natural da pele, decorrente do envelhecimento que se dá com o passar dos anos. Ela pode ser agravada por maus hábitos como uma alimentação ruim, sedentarismo e tabagismo. O surgimento da flacidez está relacionado, principalmente, à queda na produção de colágeno, que promove firmeza, sustentação e elasticidade à pele, e de ácido hialurônico, molécula responsável por deixar a pele hidratada e preenchida, garantindo os contornos faciais. Com o avanço da idade e a diminuição da síntese dessas substâncias, a flacidez e os sinais do envelhecimento da pele ficam mais aparentes. A perda de tônus muscular que ocorre com o envelhecimento também colabora para o surgimento de flacidez na pele. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Além disso, vale ressaltar que pessoas que tiveram um perda de peso drástica, que têm a pele clara e aquelas, ainda, que se expõem ao sol com frequência, principalmente sem a devida proteção, também são bastante afetadas.


Cuidados básicos para evitar e prevenir a flacidez

Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido.


Você pode prevenir a flacidez desenvolvendo alguns hábitos saudáveis. Ter uma alimentação equilibrada contribui para diminuir e até mesmo prevenir a flacidez. Por isso, invista em alimentos ricos em antioxidantes, como leites, cereais e peixes, que ajudam a manter a pele firme.


Outra dica é praticar atividades físicas regularmente, como pilates e musculação, que estimulam o tônus muscular e a diminuição do tecido adiposo. Isso é importante porque a gordura pode esconder um músculo tonificado, ocasionando a flacidez. Assim, você também consegue evitar a variação de peso e o efeito sanfona, que deixa a pele flácida e pode causar estrias.


Além disso, massagear os músculos faciais ajuda a manter a pele firme. Se beneficie também do uso do protetor solar diariamente, pois a exposição ao sol sem proteção faz com que a pele perca força. O Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Duo Cake é o mais indicado para peles maduras. Isso porque, sua fórmula com Ácido Hialurônico garante hidratação intensiva da pele e ação antienvelhecimento, reduzindo rugas e linhas de expressão, além de proteger contra a luz visível e conferir efeito mate.


Recomendado para peles mais oleosas e sensíveis, o Protetor Solar Mousse FPS 50 é uma excelente alternativa para prevenir a flacidez. Como contém carnosina, ativo específico antiglicante e deglicante, é capaz de proteger e reverter os danos das fibras de colágeno, melhorando a firmeza da pele e prevenindo a flacidez, além de conter diversos outros benefícios em sua fórmula.


FONTE: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Celulite

Estrias

bottom of page