Gordura Localizada

Atualizado: 26 de Nov de 2020


A gordura localizada é uma reserva energética do nosso organismo que não foi queimada e, por isso, se concentra em alguns locais específicos do corpo como um depósito. Desta forma, quando comemos além do necessário, ela se acumula e queimar essas gorduras depois é bastante difícil. A gordura localizada surge quando não cuidamos devidamente do nosso corpo, exagerando em comidas calóricas e gordurosas, ricas em carboidratos brancos. As reservas de gordura só são utilizadas quando todas as outras opções já foram usadas, como a retirada da glicose corrente no sangue e a proveniente da quebra das proteínas dos nossos músculos, por isso essa gordura localizada armazenada é tão difícil de ser queimada.


Os locais em que a gordura localizada costuma ficar reservada são quadril, abdômen, coxa e glúteos. Tudo depende do estilo de vida (hábitos alimentares e ausência de atividade física) e da genética da pessoa, podendo também sofrer influência hormonal.


Como perder gordura localizada: para perde-la, é necessário reduzir o percentual de gordura corporal do organismo, eliminando todo o tecido adiposo que existe em excesso. Depois que ela é eliminada, é possível perder o que existe concentrado nessas regiões. Realizar exercícios aeróbicos é supereficaz para o emagrecimento, assim como melhorar a alimentação, comendo de 3 em 3 horas e inserindo boas fibras, termogênicos, frutas, verduras e legumes.


Um dos tipos mais difíceis de eliminar é a gordura localizada abdominal, que pode se acumular de duas maneiras: subcutânea (abaixo da pele e não causa prejuízos à saúde, tendo efeito mais estético, porém é a mais difícil de perder) e visceral (localizada no interior da cavidade abdominal, eleva taxas do organismo e aumenta o risco de doenças).


A gordura localizada não é uma doença, mas muitas vezes está associada a obesidade, que pode provocar prejuízos à saúde e também à autoestima. Além disso, a gordura localizada pode gerar a celulite, outro problema que afeta a autoestima da pessoa. Hoje existem procedimentos estéticos que atuam de forma eficaz na perda de gordura localizada, ajudando na redução de medida se na diminuição dessas reservas, como a aplicação de enzimas,criolipólise, lipocavitação e massagem modeladora.


FONTE: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

ADCOS

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Estrias